terça-feira, 24 de maio de 2011

Músicos do Mater, uni-vos!

Tem sido uma experiência muito legal trabalhar com música na sala de aula! Sempre gostei de ouvir um som e de tocar meu violãozinho! A "obrigação" de preparar aulas sobre o assunto e de organizar o passeio à Sala São Paulo fez com que ressurgisse em mim de maneira especial o desejo de me manifestar musicalmente. É bem verdade que, muita vez, eu me sinto como o homem célebre do Machado (conto disponível em http://machado.mec.gov.br/images/stories/html/contos/macn005.htm#umhomemcelebre_embaixo) hehe. Mas o que me anima é que tenho visto em muitos alunos a mesma vontade! Não foram poucas as pessoas que vieram conversar comigo sobre suas habilidades musicais!
Isso me levou a refletir que há, aqui no Mater, um enorme potencial musical que não se desenvolve como poderia porque não existe um agente articulador/catalisador de toda essa habilidade. Decidi, então, tentar fazer com que este nosso blog seja o elemento aglutinador de nossas experiências musicais!
Proponho o seguinte: cada pessoa que canta ou toca um instrumento pode gravar um vídeo (curto, de dois a três minutos) em que mostre um pouco do que sabe fazer. Aí é só colocar no YouTube e deixar o link aqui neste post; dessa forma, todos poderemos ver e estudar as possibilidades de nos organizarmos enquanto Big Band! hehe A estreia de nossa banda já tem data marcada: 10 de setembro, no Sarau 2011.
Não preciso postar um vídeo meu, pois todos já viram meu "enorme potencial" no clipe que fiz para minha mãe (coitada... hehe). Então começo postando o vídeo do Matheus Khouri, do 1ºDR, que toca a guitarra virtuosa da música One, do Metallica!
http://www.youtube.com/watch?v=fkCR-hrA2oY
E aí, quem mais topa?

terça-feira, 10 de maio de 2011

Avançado de Cinema - Ciclo 3 - Violência


Tropa de Elite (2007)
  
Dia: 4 de maio
Local: Multimídia 1 (Pátio da Santa)
Horário:
Em 1997, o capitão Nascimento quer deixar o Batalhão de Operações Especiais da PM do Rio, mas antes terá que cumprir uma última missão (pacificar um morro carioca para uma visita do papa) e encontrar um substituto. Os principais candidatos são dois amigos de infância que entram para o curso da corporação.








A outra história americana (1998)

Dia: 11 de maio
Local: Anfiteatro
Horário:

 Derek Vinyard (Edward Norton) herdou o ódio diretamente de seu pai. Acreditando na ideologia nazista da supremacia de uma "raça pura", o jovem se une a uma gangue de cabeças raspadas e mata dois homens negros. Seu destino é a prisão - e, somente quando está atrás das grades, Derek começa a entender como o mundo é de fato e como esteve agindo de maneira imbecil nos últimos anos. Quando finalmente é libertado, Derek descobre que seu irmão mais novo, Danny, o considera uma espécie de herói, um mártir para o "movimento". Vendo o irmão imerso na mesma teia de racismo e violência que outrora quase destruir sua vida, Danny vai tentar dar fim ao elo de ódio que corre nas veias de sua própria família.

O ensaio sobre a cegueira (2008)

Dia: 18 de maio
Local: Multimídia 1 (Pátio da Santa)
Horário:
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal "cegueira branca" - assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa - manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença.
Dirigido por Fernando Meirelles (de "O Jardineiro Fiel" e "Cidade de Deus", pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor), o filme é baseado na obra do escritor português José Saramago, único escritor da língua portuguesa a receber o Nobel de literatura.
  
Laranja Mecânica (1971)

Dia: 25 de maio
Local: Anfiteatro
Horário:
Violento, bombástico, arrebatador, sonoro, dançante e assustador. O alucinado Alex (Malcolm McDowell) tem sua própria forma de se divertir. Sempre às custas da tragédia dos outros. A transformação de Alex de um punk sem moral até um cidadão exemplar doutrinado e sua volta ao estado rebelde, compõe a chocante visão do futuro que Stanley Kubrick elabora a partir do livro de Anthony Burguess. Extremamente controvertido na época de seu lançamento, Laranja Mecânica ganhou prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção da Associação de Críticos de Nova York, e recebeu 4 indicações ao Oscar® incluindo Melhor Filme. O poder de sua arte é tamanha que ainda nos atrai, choca e nos mantém preso em seu domínio.






Tiros em Columbine (2002)


 Dia: 1º de junho
Local: Multimídia 1 (Pátio da Santa)
Horário:
Documentário que investiga a fascinação dos americanos pelas armas de fogo. Michael Moore, diretor e narrador do filme, questiona a origem dessa cultura bélica e busca respostas visitando pequenas cidades dos Estados Unidos, onde a maior parte dos moradores guarda uma arma em casa. Entre essas cidades está Littleton, no Colorado, onde fica o colégio Columbine. Lá os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris pegaram as armas dos pais e mataram 14 estudantes e um professor no refeitório. Michael Moore também faz uma visita ao ator Charlton Heston, presidente da Associação Americana do Rifle.