terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Redes sociais: aproximando ou isolando?

Feliz 2011 para os antigos e novos DHs!!
Nada mais demasiadamente humano do que iniciar o ano com uma boa polêmica, não acham?

Acabei de ler uma reportagem (Revista Carta Capital 02/02/2011, p. 48-50) que nos traz o seguinte questionamento: as atuais redes sociais cibernéticas têm aproximado ou afastado as pessoas? Para a maioria dos especialistas ouvidos, o Facebook, o Twitter, o Orkut etc mais isolam do que unem as pessoas. Será que é isso mesmo?
Recomendo a leitura do texto na íntegra, mas destaco aqui algumas das afirmações de sociólogos e educadores reproduzidas na reportagem:

"A tecnologia ameaça dominar nossa vida e nos tornar menos humanos. Sob a ilusão de permitir uma melhor comunicação, na verdade nos isola das verdadeiras interaçōes humanas."

"A internet estaria modificando nosso modo de pensar, para nos tornar menos capazes de digerir quantidades de informaçōes grandes e complexas, como livros e artigos de revista"

Ainda há quem afirme que a mídia social criou uma geração de "ativistas preguiçosos" e consagrou a ilusão que clicar com um mouse é um forma de ativismo equivalente às doaçōes de dinheiro e tempo no mundo real.

E você, o que pensa sobre o assunto?
Concorda com essas opiniōes ou as considera muito radicais?
As interaçōes humanas estariam passando por transformaçōes? O que isso muda em nosso cotidiano.
E na sua vida, qual o papel dessas redes sociais, elas te aproximam ou te isolam das pessoas e do mundo real?
Enfim, te convido a refletir um pouco sobre a questão e a não economizar nos argumentos!

10 comentários:

  1. Eu discordo de alguma forma.. para mim as redes sociais hoje em dia, só ajudam as pessoas a se aproximarem.. por exemplo, tenho parentes muito longe, do outro lado do mundo, ligações hoje em dia, são fáceis e ao mesmo tempo que um custo elevado, com as redes sociais, consigo me comunicar com eles todos os dias sem o menor problema. Achar que as redes socias são ou não um problema vai muito de cada ser humano, muitos podem achar bobagem e perda de tempo, já para outros, isso é apenas uma facilidade na comunicação. O blog está muito legal, adorei, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, gostei muito do blog, professores.
    Devo concordar com o anônimo, que disse que a influência negativa ou positiva das redes sociais é muito relativa. Varia de pessoa pra pessoa, de situação pra situação. Tudo tem dois lados. É só ter a postura realista e objetiva, não tentar tornar tudo um grande drama e não esquecer que há um mundo real lá fora esperando por você.
    J.A.

    ResponderExcluir
  3. O mundo muda, as pessoas mudam, o convívio também muda ! Esse descompasso entre "aproximar os distantes e afastar os próximos" é só uma questão de adaptação à nova era da tecnologia. Parabéns pelo blog, bom demais !

    ResponderExcluir
  4. A rede social deve ser vista em duas vertentes:a de fluxo de informação e a de relações sociais.É inegável o caráter da internet como complexo sistema de dinamização, que engloba informações mundias em uma rede de acesso livre(pelo menos no Brasil) , em trânsito contínuo e sempre inovando.Porém,no aspecto de formação da persona humana, deixa a muito a desejar.Estou em profundo acordo com a socióloga norte-america,Sherry Turkle,cuja cerne é ¨Alone together¨,quando afirma que a tecnologia ameaça nos isolar de interações mais verdadeiras.Pois acredito que a efemeridade da vida atua criando uma agônia em grande parte da população ,as quais vivem na razão de submissão a vida,assim encontra uma saída no fíctício ¨cyberspace¨.Essa pseudo-ideologia é um grande enclave,pois cada vez mais as pessoas se ditanciam da vida real,trachando planejamentos e visões que habitam o mundo virtual.As consequÊncias deste fato são uma sociedade mais hermetica,trivializando o coletivismo,dispensando o convívio em família e dedicando grande parte da vida em frente a uma simples máquina a qual concretiza seus sonhos no mundo digital.O engraçado é que nos inventamos tecnologia potenciadoras e inspiradoras as quais estão nos reduzindo.Assim,acredito que o mundo deve larga esses laços de vida com a internet e fazer frente a um mundo mais humano,o que é realmente a necessidade da sociedade atual,tão devastada pelo percurso da totalidade do capital.Fomentemos uma sociedade unida,onde exista um aperto de mão,um abraço,até mesmo brigas,e tudo aquilo que ressalte a expressividade que o ser humano tem de para dar e vender,utilizemos esse dom de poder criar múltiplas faces para nos expressarmos,e abolimos esse mundo do anonimato,pois a Esparta dos lacônicos acabou a milênios.Nascemos JUNTOS nas cavernas,morreremos JUNTOS em qualquer lugar que seja,mas tenho certeza que estaremos JUNTOS.

    ResponderExcluir
  5. E se confessar pelo Iphone ou Ipad pode? O aplicativo já está disponível...

    http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2011/02/09/vaticano-rejeita-confissao-via-iphone/

    ResponderExcluir
  6. É, Sinva, confissão mobile era o que faltava! Agora eu posso fazer um upload para o céu, ou um download para o inferno! hehe
    Mas, para fazer um contraponto, vejam só que interessante o depoimento de um jovem egípcio, engajado na derrubada do Mubarak (FSP de hoje).
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2202201110.htm
    A seguir, dois excertos interessantes do depoimento do rapaz:
    "Comecei a organizar manifestações por liberdade em 2005, de forma independente. Juntava alguns amigos, preparava uns cartazes e ia para a rua protestar.
    Se você me perguntar qual era o objetivo eu digo: já naquela época o que nós queríamos não eram algumas reformas. Era derrubar o regime. E eu sabia que isso ia acontecer. Só não imaginava que seria tudo tão rápido."
    "Em vez de ficar nas ruas, correndo o risco de sermos presos de novo, decidimos que todos criariam blogs para contar o que estava acontecendo no país e mobilizar mais jovens.
    A guerra virou digital. Em 2008 eu e uma amiga criamos uma página no Facebook para apoiar a greve dos trabalhadores da cidade industrial de Mahalla. Em apenas cinco dias a página tinha mais de 80 mil membros."

    O que acham da experiência dele? Ele soube aproveitar o potencial de mobilização da rede, ou foi uma exceção num universo de banalidades?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Ouvi hoje na Rádio Eldorado: "Pesquisadores da Universidade Ediburgh Napier, na Grã-Bretanha, chegaram à conclusão que o Facebook e outras redes sociais causam estresse e ansiedade. Segundo a pesquisa, as pessoas não saem das redes com medo de perder algo interessante, e gastam um bom tempo pensando no que colocar nos sites para que seus contatos leiam. Os pesquisadores concluíram também que as pessoas com mais contatos são as que passam mais tempo no site e são também as mais estressadas."

    E você bonitona: já ficou estressada por causa do facebook ou outra rede social? E você bonitão, tem deixado esse mundo virtual alterar seu nível de ansiedade? Conhecem algum caso (sem exposição de ninguém, é claro) que possa exemplificar os resultados da pesquisa? Será que os pesquisadores estão "viajando"?
    A palavra está com vocês, DHs!

    ResponderExcluir
  8. "Vou sair do Tumblr." Mas... e se o próximo post for legal?
    Ok, vou atualizar só mais uma vez…
    Viciio".

    Essa é a opinião de uma garota e de 4715 pessoas que leram esse depoimento. O Tumblr trata-se de uma página em que as pessoas escrevem ou compartilham opiniões, sentimentos, humor utilizando-se tanto de gifs como textos e imagens. No entanto, uma página com um objetivo principal de colocar pensamentos e ideias em público, transformou-se em um vício de adolescentes que escrevem sobre banalidades diariamente durante muitas horas seguidas.

    #Em2010Eu: ( ) Estudei ( ) Trabalhei ( ) Sai com os amigos (x) DESCOBRI O TUMBLR, OBRIGADA!

    "Um novo estudo descobriu que crianças que passam mais de duas horas por dia em um computador ou de TV são mais propensos a ter problemas psicológicos. HEY TUMBLR , NOS TODOS ESTAMOS FUDIDOS UAHUAHU’"

    Este último teve a aprovação de 30.000 pessoas.

    É dessa forma que o mundo interliga-se. São milhões de internautas que gastam horas na frente do computador depositando informações pessoais e colocando a integridade humana em jogo. Não se trata somente do tumblr, pois da mesma forma porta-se o facebook, orkut, twitter... São redes sociais que mais afastam as pessoas do que integram e, assim, a sociedade transforma-se em um grande robô biológico em que a internet é o cérebro gigante que vigia constantemente cada clique de empresas, pessoas ou grupos.
    Não é a toa que um dos pioneiros do Vale do Silício - Jaron Janier - segundo a Revista Veja -mudou sua opinião de um mundo regido por uma " realidade virtual" para um "maoísmo digital". Segundo ele, a quantidade de fluxos virtuais atingiu uma escala excessiva e, dessa forma, pode ser comparada com um sistema totalitário, já que através de informações "postadas", vidas são programadas e vigiadas.Além disso, o resumo pessoal que cada um faz em sua rede social, provoca uma confusão entre real e virtual. Assim, as pessoas tornam-se caricaturas atráves de versões simplificadas de suas vidas e tornam-se meras cabeças facilmente manipuladas por todo o "virtualismo" das grande redes sociais.

    É dessa forma que a tecnologia isola grupos sociais e impede os intensos contatos tanto primários quanto secundários em uma sociedade. Esta já não se integra como antes e as relações tanto profissionais quanto pessoais já não se fazem mais de forma verdadeira. A prova disso é a facilidade da formação de uma amizade. Vê-se muitos internautas se relacionando, conversando com pessoas do mundo inteiro. Assim, confunde-se amizade verdadeira com amizade virtual, pois com a utilização da tecnologia criam-se laços, no entanto, não se trata de laços fortes ou confiáveis quanto uma amizade provocada por um esforço pessoal e sincero.
    Outrossim, conversas virtuais tornam-se muito mais descontraídas. Dessa forma, cada pessoa pode facilmente formar distintas caras e se portar de maneira interessante pra qualquer internauta, o que catalisa a formação de identidades falsas e interesseiras.


    (Agora, se confessar pelo Iphone ou Ipad... Dispenso comentários!!! haha.)

    ResponderExcluir
  9. Aióoo, hackearam minha senha do msn e -mail tão facilmente. E só precisa de uma "senhazinha" mesmo pra colherem um monte de informações minha e das pessoas que me rodeiam...
    Odeio toda essa tecnologia e sim, Sinvas, me deixa estressada pra caramba. rsrs!

    ResponderExcluir
  10. Viajar na net,realmente,é viajar para fora da realidade.As pessoas não entendem que esses componentes foram contruídos para auxiliar a vida humana,e não tornar-se a própria.Tal como o casamento,em que os integrantes são verdadeiramente unidos,pois reside a ideia falaciosa do casamento como uma entidade que torna 2 vidas uma só,o que ,na verdade, é só apenas para aumentar a intensidade de liguação entre elas.
    Mania humana de demasiar tudo.....

    ResponderExcluir