terça-feira, 9 de agosto de 2011

Avançado de cinema: um balanço

Então, bonitões e bonitonas, já está na hora de a gente reativar nosso blog, após nossas mais que merecidas férias.
Acho que seria uma boa, para essa fase de reaquecimento, “batermos uma bola” sobre nosso trabalho no curso avançado de cinema, desenvolvido no semestre passado, o que acham?
Fica aqui, então, o espaço para você apontar os principais pontos positivos e negativos do trabalho. Opine e argumente sobre: o filme que mais gostou, o que menos gostou; qual foi o ciclo predileto; sobre a participação dos professores e convidados; a qualidade e duração dos debates; faça sugestões, etc... Na verdade, é um pouco daquilo que muitos já responderam nas fichas de avaliação, mas agora de forma pública e aberta ao debate. Vamos nessa?

2 comentários:

  1. O avançado de cinema nos possibilitou um espaço nunca antes oferecido pelo colégio. É muito mais do que sentarmos juntos a fim de assistir filmes construtivos e ter uma discussão séria; acabamos por compartilhar experiências e pensamentos que antes dificilmente eram realmente notados.
    Acredito que o ciclo mais aclamado tenha sido o da violência - pelo menos para mim. "O ensaio sobre a cegueira" e "Laranja Mecânica" foram realmente marcantes.
    Apesar de os filmes que compõe o novo ciclo serem mais conhecidos, parece que este superará todos os outros, já que hoje tivemos uma discussão sobre o filme "Pro dia nascer feliz" até mesmo emocionante.
    Só me resta agradecer e parabenizar os professores Sinval, Helio e Bechara por essa nova oportunidade, além daqueles que participaram de algumas discussões, como a Renata e o Carlos.
    Até a próxima quarta!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que a senhorita também está gostando! Ao ler seu comentário, acabei pensando na confluência de fatores necessários para que esse curso existisse da forma como vem acontecendo. Primeiro, dentre os cerca de 7 bilhões de seres humanos sobre a face da Terra, encontramo-nos o Sinval, o Hélio e eu, professores que, resguardadas as salutares diferenças, têm sobre a educação uma visão e um desejo de ação muito parecidos. Segundo, esse encontro não aconteceu em qualquer lugar, mas em uma escola cuja coordenação não só encampou a ideia como fez força para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Terceiro, e o mais importante (pois, sem isso, os dois primeiros não serviriam de nada), encontramos alunos dispostos a sacrificarem suas tardes (de estudo, lazer, descanso), para aprenderem e ensinarem conosco. Se me permitem também fazer aqui um balanço do que realizamos até agora, ressalto que o principal ponto positivo do curso foi a participação de vocês, caros alunos!

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir