terça-feira, 15 de março de 2011

Avançado de Cinema - Ciclo 2: Mídia

Começa no dia 16 de março o segundo ciclo de filmes do nosso Avançado de Cinema. Agora com o tema Mídia, manteremos o objetivo de enriquecer nosso repertório cultural e promover debates qualificados a respeito de sistemas e situações que muito interferem em nosso cotidiano (mesmo que nem sempre percebamos).


Seguem as sinopses, os horários e os locais de exibição dos próximo filmes.


Abraços!

O Informante (1999)
Dia: 16 de março
Local: Anfiteatro
Horário: 15h15
O filme apresenta a trajetória do ex-biologista da indústria tabagista Jeffrey Wigand (Russell Crowe), que é convencido pelo jornalista Lowell Bergman (Al Pacino) a expor os segredos comprometedores da empresa na qual trabalhou. A trama se desenvolve em torno da comprovação de que a indústria tem consciência de que coloca em seus produtos substâncias que viciam os usuários. O filme se baseia na história real de 1994, em que um ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista polêmica ao programa jornalístico 60 Minutos, da rede americana CBS.


Mera Coincidência (1997)
Dia: 30 de março
Local: Anfiteatro
Horário: 15h15
Após ter se envolvido num escândalo sexual dias antes da eleição, o presidente dos Estados Unidos parece não ter muita chance de se reeleger. Para tentar mudar esse quadro, nada melhor do que se envolver numa guerra fictícia num país distante, da qual o presidente possa sair como herói nacional. O enredo parece familiar? Acredite: é Mera Coincidência. Embora o escândalo real tenha tornado a trama inesperadamente verossímil, o affair entre Clinton e Monica Lewinsky não foi a inspiração dessa história. O ponto de partida do filme é, na verdade, o livro American Hero, de Larry Beinhart.
Sátira ao mundo da política e do show business, o filme confirma sarcasticamente tudo de pior que pode ser imaginado sobre manipulação feita pela mídia e sua influência sobre o público. Foi indicado a dois Oscars, incluindo Melhor Roteiro Adaptado.



 

O Show de Truman (1998)
Dia: 6 de abril
Local: Multimídia 1 (Pátio da Santa)
Horário: 15h15
O filme é uma crítica e também uma sátira da persuasiva manipulação da mídia. Em uma espécie de reality show, o vendedor de seguros Truman Burbank (Jim Carrey) tem todos os momentos da sua vida capturados por câmeras escondidas. Sem ter consciência de que tudo é televisionado para uma audiência gigantesca, ele leva uma vida que julga normal. Entretanto, seus amigos e sua família na verdade são atores que lhe sorriem agradavelmente enquanto fazem merchandising de produtos diversos. Desde a cidade onde vive até seu casamento com Meryl (Laura Linney), a vida de Truman foi inventada e dirigida como um programa de televisão. Aos 30 anos, o protagonista desconfia que há algo estranho em seu mundo. É quando se percebe preso num grande esquema que cerceia sua liberdade e tenta fugir.



Todos os Homens do Presidente (1976)
Dia: 13 de abril
Local: Anfiteatro
Horário: 15h15
Versão cinematográfica do famoso escândalo de Watergate. Nele, Carl Bernstein (Dustin Hoffman) e Bob Woodward (Robert Redford), jornalistas do Washington Post, investigam a invasão da sede do Partido Democrata, ocorrida durante a campanha presidencial dos EUA, em 1972. O trabalho acabou sendo um dos principais motivos da renúncia do presidente Richard Nixon, do Partido Republicano, em 1974.












Ônibus 174 (2002)

Dia: 20 de abril
Local: Multimídia 1 (Pátio da Santa)
Horário: 15h15
Dirigido por José Padilha (o mesmo de Tropa de Elite), este documentário produz uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo durante quatro horas, paralisando o país. A história do seqüestro é contada paralelamente à história de vida do seqüestrador. Intercalando entrevistas com as imagens transmitidas pela televisão, o filme revela como um típico menino de rua carioca transforma-se em bandido. Ao dialogarem, as duas narrativas formam um discurso que transcende a ambas e mostra ao espectador por que o Brasil é um país tão violento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário