segunda-feira, 4 de outubro de 2010

2º colocado: Lucas Maprelian, sob o pseudônimo de Edimion

“Mare Servus"

Lembra-se dos tristes dias
Quando as nuvens se punham a chorar
O Sol escondia sua ufania
E as estrelas pareciam não brilhar
Nada havia senão a aflição
De um mar sem ostentação

O céu, então, movido em comoção
Lançar-se às águas fez,
Sob o som do raio e do trovão,
A semente de seu prazer
E fez no mar o amor desabrochar:
Meu coração voltara a pulsar

Doravante fez-se a lua como fruto
Lua esta que cintilava um azul olhar
Que os pássaros fazia dançar com seu canto
E com os negros cabelos, a noite se encantar
O mar servo se tornou
E a ela a vida entregou.

Elizabeth a chamei, e domou meus sentimentos
E ditou a maré de minh'alma
Fez das manhãs choros e tormentos
Mas das noites, a terna e doce calma
Quando nova se tornava, ao mar me esmorecia
Mas, quando cheia retomava, me enchia de alegria

Pelo mar nunca dantes navegado
Vontades e emoções se puseram a velejar
Em tumbeiros, o negro escravizado,
Conquistado e ávido em se libertar
Nas naus, o lusitano bravo povo
Soprado em pretensão, mas sem um claro objetivo

Abandonar o navio!
Eclodiu subitamente a angústia no peito
E no mar Leviatã emergiu
Fazendo sucumbir o júbilo e o alento
E reinar absolutas, agonia e tribulação
Tentei fugir, mas a maré conteve meu coração

Ah Zeus dos desgraçados, por que me desamparaste?
Tão perto poste a lua eterna
Mas apenas contemplá-la me fizeste
Sempre mansa e serena
Com alva pele me encandeia
Despertando em mim o desejo e o canto da sereia

Até que enfim a onda se passou
E consigo levou a esperança
O sonho acabou
Resta apenas a lembrança
E a espera de que em mim novamente desague o Tejo
Criando um dia novo impulso, um simples lampejo.

3 comentários:

  1. Ah, se ela estivesse estado ali! Mas, como diz a Bíblia, mas palavras não foram em vão! Persistirei, então!

    ResponderExcluir
  2. corrigindo: Mas, como diz a Bíblia, as palavras não foram em vão!

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=eXF1rZ3DmfM
    meu nao sabia q vc ja tnha até banda

    ResponderExcluir