quarta-feira, 14 de março de 2012

Avançado de cinema - Ciclo África

Dentro da programação que fazemos para o ano letivo, nós professores sempre passamos pela dolorosa experiência de "cortar na carne" alguns assuntos muito importantes e que nos dariam muito gosto de desenvolver. Apesar de contrariados, somos obrigados a essa auto-mutilação, dada a profusão de tópicos obrigatórios a serem trabalhados nos 45 minutos de aula. É um pouco disso o que acontece quando falamos do continente africano. Diversos elementos históricos, geográficos, literários, sociológicos, antropológicos, enfim, humanos, deixam de receber um tratamento mais pormenorizado por absoluta falta de tempo.
O Avançado de Cinema, durante o ciclo que ora se inicia, tentará minimizar esse silêncio imposto pelo inflexível Chronos! Daremos voz ao vívido canto africano e ecoaremos seus anseios e conflitos em nossos debates pós-filmes.

Depois de descobrirmos um pouco mais sobre o Brasil, temos agora a chance de aprofundar nosso conhecimento sobre um continente e um povo que são uma das matrizes culturais de nosso país.

Há muita ideia boa por vir! Não deixem de vir vocês também!

Abraço!

Ps. Coloquei na nossa lista de links um interessante material didático produzido pela UNESCO. Trata-se de uma História Geral da África contada pelos próprios africanos. Ali temos um olhar despido dos conceitos e preconceitos europeus e americanos, de modo a nos oferecer informação "em primeira mão" sobre o grandioso continente.

________________________________________________________________________


DIAMANTE DE SANGUE (2006)

Dia: 7 de março
Local: Anfiteatro
Horário: 15h

Serra Leoa, final da década de 90. O país está em plena guerra civil, com conflitos constantes entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR). Quando uma tropa da FUR invade uma aldeia da etnia Mende, o pescador Solomon Vandy (Djimon Hounson) é separado de sua família, que consegue fugir. Solomon é levado a um campo de mineração de diamantes, onde é obrigado a trabalhar. Lá ele encontra um diamante cor-de-rosa, que tem cerca de 100 quilates. Solomon consegue escondê-lo em um pedaço de pano e o enterra, mas é descoberto
por um integrante da FUR. Neste exato momento ocorre um ataque do governo, que faz com que Solomon e vários dos presentes sejam presos. Ao chegar à cadeia lá está Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário nascido no Zimbábue que se dedica a contrabandear diamantes para a Libéria, de onde são vendidos a grandes corporações. Danny ouve um integrante da FUR acusar Solomon de ter escondido o diamante e se interessa pela história. Ao deixar a prisão Danny faz com que Solomon também saia, propondo-lhe um trato: que ele mostre onde o diamante está escondido, em troca de ajuda para que possa encontrar sua família. Solomon não acredita em Danny mas, sem saída, aceita o acordo.



UM GRITO DE LIBERDADE (1987)

Dia: 21 de março
Local: Anfiteatro
Horário: 15h

A tensão e o terror presentes na África do Sul durante a vigência do apartheid são vivamente retratados nesta arrebatadora história dirigida por Richard Attenborough sobre o ativista negro Stephen Biko (Denzel Washington) e um editor jornalístico branco liberal que arrisca a própria vida para levar a mensagem de Biko ao mundo. Depois de travar contato com os verdadeiros horrores do apartheid através dos olhos de Biko, o editor Donald Woods (Kevin Kline) descobre que o amigo foi silenciado pela polícia. Determinado a não deixar que a mensagem de Biko seja abafada, Woods empreende uma perigosa fuga da África do Sul para tentar levar a incrível história de  coragem de Biko para o mundo. A fascinante história real oferece um relato emocionante do ser humano em seu lado mais nefasto e mais heróico.
Avançado de Cinema – Ensino Médio – Ciclo África


O JARDINEIRO FIEL (2005)

Dia: 28 de março
Local: Anfiteatro
Horário: 15h

Ralph Fiennes ("O Paciente Inglês", "Dragão Vermelho") vive o britânico residente na África, Justin Quayle, diplomata por profissão e jardineiro por hobby. Quayle tem sua rotina alterada quando sua esposa é brutalmente assassinada. Decidido a investigar o que houve, ele descobre que o crime foi queima de arquivo, comandada por uma grande empresa farmacêutica que usa africanos como cobaias para testes de remédios contra tuberculose. "O Jardineiro Fiel" é uma adaptação do livro homônimo de John Le Carré, cujas histórias já originaram filmes como "O Alfaiate do Panamá" e "O Espião que Veio do Frio". No elenco dirigido por Fernando Meirelles estão outros nomes conhecidos como Rachel Weisz ("A Múmia", "Constantine"), Pete Postlethwaite ("Em Nome do Pai", "Os Suspeitos"), Danny Huston ("O Aviador") e Pernilla August (a mãe de Anakin nos episódios I e II da saga "Star Wars").



O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA (2006)

Dia: 4 de abril
Local: Anfiteatro
Horário: 15h

Nicholas Garrigan (James McAvoy) é um elegante médico escocês, que deixou recentemente a faculdade. Ele parte para Uganda em busca de aventura, romance e alegria, por poder ajudar um país que precisa muito de suas habilidades médicas. Logo após sua chegada Nicholas é levado ao local de um acidente bizarro, onde o líder recém-empossado do país Idi Amin (Forest Whitaker), atropelou uma vaca com seu Maserati. Nicholas consegue dominar a situação, o que impressiona Amin. Obcecado com a cultura e a história da Escócia, Amin se afeiçoa a Nicholas e lhe oferece a oportunidade de ser seu médico particular. Ele aceita a oferta, o que faz com que passe a frequentar o círculo interno de um dos mais terríveis ditadores da África.



3 comentários:

  1. http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/04/120409_galeria_sahel_pai.shtml

    ResponderExcluir
  2. Na onda do Stop Kony, dei uma pesquisada e achei esses dois links dignos de serem compartilhados. O primeiro dissertando sobre a nova forma de ativismo que o moço do vídeo criou em proporções antes inimaginadas. Já o segundo tenta mostrar o outro lado da moeda, só para cortar um pouco com a euforia e o imediatismo que o vídeo traz.

    http://www.brainstorm9.com.br/28858/social-media/com-32-milhoes-de-views-em-3-dias-kony-2012-redefiniu-o-conceito-de-ativismo-digital/

    http://whitthef.wordpress.com/2012/03/07/kony-2012/

    ResponderExcluir
  3. A África é, infelizmente, um continente negligenciado nos nossos currículos de Ensino Médio e faz falta uma visão sobre a história "berço" da humanidade anterior à chegada dos europeus e fora da perspectivas de ser uma terra marcada pela pobreza. Mas não precisamos ir muito longe. Lembro de uma interessante entrevista, presente nos extras do filme "Diários de Motocicleta" com o Alberto Granado - companheiro de viagem de Che Guevara - falando dos motivos que levaram os dois a desbravar a América do Sul. Diz ele serem forças motrizes da viagem a carência nos livros de história sobre os povos pré-colombianos, a parca informação que chega aos ouvidos do grande público a cerca da raízes da América e, por que não, o demasiado foco dado às origens europeias da cultura latino-americana.

    Por último, gostaria de dizer ao Bechara a falta que me fazem as quartas-feiras assistindo e debatendo filmes. Poxa, realmente não acredito que estou perdendo esses ciclos fantásticos do Avançado de Cinema e os demais aprofundamentos de Humanas.

    ResponderExcluir